quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Câmara dos Deputados - CCJ aprova projeto que aumenta tempo mínimo de prisão para homicídio

Comissão de Constituição e Justiça aprova proposta que aumenta a pena mínima aplicada ao crime de homicídio simples - ou seja, sem agravante - de seis para dez anos de prisão. O texto também eleva a punição mínima para o homicídio qualificado - ou seja, com agravante -, que passará de 12 para 16 anos de prisão.

A medida está prevista no substitutivo apresentado pelo relator, deputado Valtenir Pereira, do PSB de Mato Grosso, a projeto de lei (PL 3565/12) da deputada Keiko Ota, do PSB de São Paulo. O texto original prevê aumento de penalidades apenas para o homicídio simples.

Ao recomendar a aprovação da proposta, o relator argumentou que a sanção hoje prevista no Código Penal não tem a capacidade de inibir o crime.

Já a autora, Keiko Ota, criticou o fato de hoje a pena mínima para falsificação de produtos terapêuticos ou medicinais ser maior do que a punição para homicídio.

"Hoje falsificar um xampu a pena é maior do que quem comete um homicídio simples. Porque, quando você falsifica um produto, é de dez a 15. E a pena mínima é seis. Então, realmente tinha uma desproporcionalidade muito grande."

O projeto de Keiko Ota ainda será analisado pelo Plenário da Câmara.

A CCJ aprovou ainda projeto de lei (PL 2012/03) que cria serviço com a finalidade de divulgar, nos municípios, os recursos repassados pelo governo federal às prefeituras. O sistema será constituído por um painel eletrônico on-line, a ser instalado nas agências dos Correios. A proposta dispensa o uso de painel eletrônico nas cidades com menos de 20 mil habitantes, onde a divulgação ocorrerá pela fixação de extrato ampliado em mural visível. A implantação do serviço poderá ser feita por meio de parceria com empresas privadas.

O texto segue para o Senado, exceto se houver recurso para que seja examinado pelo Plenário da Câmara.

Fonte: Câmara dos Deputados
http://www.aasp.org.br/aasp/noticias/visualizar_noticia.asp?id=40325&tipo=D

Nenhum comentário:

Postar um comentário